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Coordenação de Atenção à Saúde e Assistência Social
São Mateus - ES

Apresentação

Coordenação de Atenção a Saúde e Assistência Social - CASAS

A Coordenação de Atenção à Saúde e Assistência Social (CASAS), é o setor responsável pelas práticas de atenção à saúde e assistência social dos servidores e estudantes do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) da UFES. Implementa os programas/projetos realizados pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (PROAECI) via Departamento de Assistência Estudantil (DAE), adequando tais ações à realidade do Centro, além de implementar projetos próprios.

No âmbito da saúde do servidor, o CASAS desenvolve projetos de acolhimento e ações que objetivam a melhoria da qualidade de vida, em conformidade com a Portaria nº. 1.675, de 06/10/2006, regulamentada pelo Decreto nº. 5.961 de 13/11/2006 que institui os serviços de saúde dos servidores civis federais.

Ressaltamos que, em 2012, foi implantada a Unidade SIASS UFES/CEUNES, que se encontra sediada nas dependências do CASAS. A Unidade atende a todos os servidores das instituições partícipes localizadas no norte do ES que assinaram o Acordo de Cooperação Técnica. Os profissionais do CASAS têm realizado atendimento as demandas do SIASS, desde o registro de atestados, agendamento de perícias médicas, intervenção da equipe multiprofissional no apoio à perícia médica e encaminhamento de casos as equipes psicossociais das instituições partícipes.

No que se refere aos estudantes, o CASAS desenvolve ações que contribuem para formação acadêmica, possibilitando o acesso aos recursos disponíveis na Universidade ampliando a oportunidade de permanecerem na mesma e assim, reduzindo os índices de evasão e de retenção dos acadêmicos. As ações encontram-se pautadas na Resolução Nº. 03/2009 do Conselho Universitário que aprova o Plano de Assistência Estudantil da UFES.

A equipe da CASAS/CEUNES e formada por profissionais de serviço social, psicologia, enfermagem e medicina., os quais desenvolvem as seguintes atividades:

  • Enfermagem – No CEUNES, o serviço de Enfermagem tem desempenhado as seguintes ações:

  • Realização de consulta de enfermagem;
  • Orientações sobre: Saúde da mulher, sexual e reprodutiva, doenças agudas e crônicas;
  • Realização de curativo simples;
  • Aferição de Pressão Arterial, Frequência Cardíaca e respiratória, Temperatura;
  • Acompanhamento de Peso e calculo de Índice de Massa Corporal;
  • Avaliação de cartão de vacina;
  • Realização de testes rápidos: HIV, Sífilis, Hepatites B e C;
  • Acolhimento do servidor ou estudante para preparo com vistas aos procedimentos e exames devidos;
  • Encaminhamento para rede municipal de saúde, quando necessário;
  • Elaboração e participação em programas de promoção à saúde do servidor ou estudante;
  • Encaminhamento dos servidores ou estudantes para os programas dos serviços de saúde disponíveis;
  • Realização de palestras e encontros de promoção e prevenção aos agravos de saúde;
  • Participação na consolidação dos dados de atendimento mensais e anuais da equipe multiprofissional de saúde;
  • Elaboração e emissão de pareceres técnicos relacionados com a área de enfermagem;
  • Análise e realização de compras de materiais específicos da área de enfermagem;
  • Outras funções que lhe forem delegadas.
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  • Medicina -

  • Psicologia – No CEUNES, o serviço de Psicologia tem desempenhado as seguintes ações:
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  • Orientação e Aconselhamento Psicológicos, por meio de abordagens breves. Não se caracteriza, portanto, em prestação de terapia ou acompanhamento psicológico de longa duração, sendo os casos complexos tratados como exceções;
  • Acolhida/acolhimento;
  • Escuta especializada;
  • Psicoeducação e/ou treinamento de habilidades;
  • Orientações básicas de reorganização para estudar;
  • Sugestões de atividades reflexivas, de reorganização, e/ou de vivências de atenção plena;
  • Busca por estabilização de casos complexos e encaminhamento à rede de atenção psicossocial, conforme o caso;
  • Palestras e atividades em grupo/coletivos também são ofertadas esporadicamente, conforme análise de relevância e disponibilidade.
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  • Local e formas de acesso: É ofertado na Coordenação de Atenção à Saúde e Assistência Social (CASAS/CEUNES), em sala própria. São disponibilizados horários para atendimento, de manhã e à tarde, de segunda a sexta-feira. Os atendimentos são feitos preferencialmente sob agendamento prévio, atendendo-se demanda espontânea em casos excepcionais. Agenda-se diretamente com o servidor Psicólogo, devendo este ser comunicado caso haja necessidade de atraso, cancelamento ou mudança de horário.
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  • Serviço Social - No CEUNES, o Serviço Social tem desempenhado as seguintes ações:
  • Servidor:
  • Proceder à avaliação social para a Licença por motivo de doença em pessoa da família para subsidiar a decisão pericial.
  • Realizar orientação sobre os direitos sociais do servidor;
  • Realizar atendimento ao servidor e sua família, por meio de orientação social nas questões relacionadas a saúde, visando a inserção dos mesmos em ações desenvolvidas pela instituição assim como encaminhamento aos recursos sociais disponíveis na comunidade;
  • Realizar visitas domiciliares com objetivos estabelecidos, quando necessário;
  • Elaborar relatórios, pareceres e laudos sociais;
  • Promover campanhas de cunho socioeducativo, cultural e de saúde;
  • Participar de projetos de pesquisa e extensão universitária;
  • Planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos relacionados ao servidor.
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  • Estudantes:
  • Realizar avaliação e seleção socioeconômica para a inclusão de estudantes com baixa renda familiar nos Programas de Assistência Estudantil possibilitando a sua permanência na Universidade;
  • Realizar avaliação socioeconômica para apuração e comprovação da renda familiar bruta mensal per capita dos candidatos classificados na modalidade de Reserva de Vagas no Processo Seletivo SISU;
  • Realizar o acompanhamento de estudantes cadastrados no Programas de Assistência Estudantil;
  • Prestar orientações quanto aos direitos e serviços sociais básicos existentes na instituição e encaminhamentos à rede local de assistência social;
  • Planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais que promovam a inclusão social do estudante;
  • Elaborar e implementar as políticas de assistência estudantil.
  • Administrativo: As ações do técnico-administrativo envolvem: No CASAS – Atendimento aos estudantes pessoalmente ou via telefone sobre informações dos auxílios estudantis; confecção de carteirinhas do Restaurante Universitário; assessoria às assistentes sociais nos períodos de cadastro estudantil; assessoria à Gerência do Setor; elaboração de Memorandos e outros documentos; solicitação junto aos setores responsáveis, de consertos e manutenções nos materiais, móveis e aparelhos utilizados no setor; recebimento e distribuição de documentos do setor de Protocolo ou setores de departamentos do CEUNES.
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